POSTURA NO RAP

Cantores de Rap não são somente pessoas que relatam o cotidiano da periferia nas suas letras. São porta-vozes da massa desprivilegiada e excluída pelas atrocidades do sistema em que vivemos. Cada rapper do Verdadeiro Rap Nacional carrega consigo o peso de responsabilidade de transmitir através das suas letras o martírio sofrido pelos moradores dos becos, favelas e periferias. 

O posicionamento no Rap é algo fundamental. A postura que tanto se fala é resultado de ações que possibilitam um rapper a ter ou não o respeito da favela. Independe do estilo de música, da cor da pele, ou do discurso. A conceituação que as periferias dão a um grupo ou cantor transcende a barreira do som, e chega a um patamar de empatia e representatividade. Engana-se quem pensa que o público do Rap é facilmente enganado. Como diz KL Jay "As ruas estão de olho".

Dentro dessa temática, abaixo segue três entrevistas com três rappers que conseguiram ao longo dos anos o respeito e admiração da periferia. Cada um com seu estilo de cantar, posicionamentos e particularidades. Mas acima de tudo, representam a favela até o fim. 

Eduardo, Douglas e Renan com toda certeza influenciaram uma multidão de irmãos e irmãs que ouviram e ouvem suas músicas até hoje.


Na entrevista realizada pelo canal Marcus Bone, Eduardo fala sobre a nova fase da sua carreira, seu novo álbum, próximo livro, Rap, descriminalização das drogas, e sobre o atual momento da politica brasileira.



A entrevista do Douglas Realidade Cruel foi feita pelo mesmo canal da anterior. Nessa conversa o cantor conversa durante mais de 40 minutos sobre a história do RC, gravadora Baguá, carreira solo, grupos atuais, funk, e sobre a saída do rapper Flagrante que em 2009 deixou o grupo após sua conversão em uma igreja evangélica.



Já a entrevista com o Renan Inquérito foi realizada pelo canal Programa FreeStyle. Nela o rapper falou sobre o disco "Corpo e alma", sua trajetória no Rap, seu novo livro "Poesia para encher laje", participação com grupos da América Latina, novos projetos, e também deu um panorama sobre o atual momento da educação brasileira.

O Rap m Debate


Parceiros