MARKÃO ABORÍGINE | É MELHOR MORRER NA LUTA, DO QUE MORRER DE FOME

O rapper Markão Aborígene lançou o lyric vídeo da música 'Um canto a Margarida', que conta a história de Margarida Maria Alves, que foi líder sindical por mais de 12 anos.  e lutou arduamente pelos direitos trabalhistas em plena ditadura militar brasileira. 


Markão faz um resgate histórico importantíssimo para a reconstrução da nossa identidade de luta. Ao contar a trajetória de vida de Margarida, ele mostra o enfrentamento feito por uma mulher negra, nordestina, trabalhadora rural, durante o período militar. Que após muitos anos de luta através do sindicalismo e da militância por melhores condições de vida e direitos para os seus iguais, foi brutalmente morta por um pistoleiro, com um tiro de calibre 12 no rosto, na frente do seu esposo e de seu filho.

Inúmeras vezes, fazemos reverências à heróis que lutaram nos tempos das ditaduras. Lendo a história de pessoas como Lamarca, Iara Iavelberg, Marighella, Olga, de movimentos como ALN, MR8, ANL e tantos outros, vemos que as ditaduras mataram mais do que pessoas, elas assassinaram sonhos. Sucumbiram o ideário de lutas por um Brasil melhor. A história de Margarida, talvez menos conhecida do que outras histórias de luta, é tão importante quanto suas pares. E deve ser recontada sempre que necessário, pois, em uma época em que os direitos trabalhistas, humanos e civis estão sendo tolhidos, nunca é tarde para relembrar a máxima que essa heroína tinha:

 'É melhor morrer na luta, do que morrer de fome'.
Veja abaixo um depoimento feito por Margarida, um tempo antes da sua morte.

O Rap m Debate


Parceiros