'NEGROATITUDE': RESISTÊNCIAS E REFERÊNCIAS NO NOVO SOM DO RAPPER FLAGRANTE

Nesta sexta-feira [04/06], quando o relógio marcou 00h01min uma notificação apareceu no canto inferior direito da tela do computado: "Estreia: Flagrante - NegroAtitude". Não poderia deixar de prestigiar, ansioso, pelo resultado de um trampo que, pelo que pude acompanhar, exigiu bastante estudo, criatividade e sabedoria de vida na composição da letra, além de muita preocupação e responsabilidade com a mensagem a ser transmitida.

'Fael Flagrante' é natural de Viçosa-MG, da quebrada do 'Rebenta Rabicho' [Carlos Dias], tem 33 anos de idade e está no Rap desde 2015, em Belo Horizonte. Depois de rimas agressivas em "Não e leve porque a responsa pesa" e mil reflexões em "Meticuloso", Flagrante comenta conosco sobre seu lançamento: "'NegroAtitude' tem como objetivo discutir sobre o tema da violência por um viés pouco explorado socialmente, direcionado ao autoconhecimento e ao pertencimento afrocentrado".

No som lançado nesta madrugada, Flagrante não omite seus referenciais, resgatando a memória de líderes revolucionários[as] negros[as]. Na relação entre forma e conteúdo o mano nos apresenta toda sua potência de nos afetar e nos fazer refletir sobre passado, presente e futuro. Muito mais que isso, o trabalho representa uma luta que não se reduz ao indivíduo, mas que atravessa gerações e gerações. Isso é algo em evidência em seu novo trampo.

Em tempos de racismo... [Opa, quando não houve racismo no Brasil?]. Em tempos de violência... [Não, isso também sempre houve]. Resumindo, como todo dia é dia de luta, este som tem, nas palavras do próprio rapper, sua grande importância no fato de "trazer a força do posicionamento afrocentrado, a importância do lugar de fala e da consciência de classe, e um resgate da nossa de elementos da nossa história de resistência e luta".

Portanto, confira abaixo essa contribuição aos movimentos de resistência que dialoga com Frantz Fanon, passando por Rosa Parks e Abdias do Nascimento até o nosso atual Rap...


 

Confira outros trampos do Flagrante em:
https://www.youtube.com/channel/UCtsc1HMggW6XF5TWXKdMNfA


Texto escrito por:
Thiago Augusto Pereira Malaquias
Militante Hip Hop, Educador social e Psicólogo [CRP.13-9871]
Contato: tapm83@gmail.com

O Rap m Debate


Parceiros