RAP vs TRABALHO INFANTIL: 20 LETRAS PARA ENGAJAR A MOLECADA NA LUTA ANTICAPITALISTA


Para manter a exploração do capitalismo, a burguesia necessita de um complexo arsenal ideológico capaz de convencer as pessoas de que elas não são exploradas e que o problema está nas pessoas excluídas do sistema, não no próprio sistema. Essa é parte da explicação da razão de encontramos vários pobres que aplaudem quando a polícia sobe o morro e mata outros pobres. 

Da mesma forma encontramos na periferia mitos fundados no moralismo burguês, como nas frases: "é melhor o menino estar trabalhando do que na rua aprontando", ou "ela não trabalha, só ajuda", ou "o trabalho vai evitar que ele se envolva com coisa errada", ou "Deus ajuda quem cedo madruga". Diante disso, visando construir armas para combater a ideologia burguesa, reunimos e disponibilizamos para professorxs, educadorxs sociais, oficineirxs e demais interessadxs, algumas ferramentas da Pedagogia Hip Hop que estimulam problematizar o tema trabalho infantil com crianças, adolescentes e jovens em qualquer espaço que se ocupe, principalmente nas periferias.

Mas antes de adentrar nesse assunto com a molecada, convém que a pessoa deve ter conhecimento básico sobre o tema. A primeira coisa é a definição de trabalho infantil: as causas, que são estruturais [exploração capitalista, consumismo, miséria, ma distribuição de renda, desigualdade]; as consequências, que são físicas, psíquicas e sociais [dores e lacerações, baixa autoestima e perca de perspectiva no futuro, evasão escolar e exclusão social, etc.]; e o Estatuto da Criança e do Adolescente, famoso ECA [lei especifica que institui direitos para todas pessoas abaixo de 18 anos de idade e deveres para o Estado e sociedade]. São os primeiros passos.

Diante disso, existem diversas letras de Rap que abordam o tema, algumas de forma direta, outras apenas citam e ainda há aquelas que o trabalho infantil sequer é citado, mas está presente. Abaixo segue uma reunião de letras e sugestões de subtemas que podem contribuir imensamente com processos de conscientização e engajamento. Por fim, para aquelxs que visam implementar esse debate em algum espaço, após a lista das músicas pontuamos algumas dicas e observações que dizem respeito à elaboração de atividades que tenham como tema o trabalho infantil. 

 Pega a visão...


1.  Sementes - Emicida e Drik Barbosa
Iniciamos com uma produção excelente para dar o primeiro passo nessa discussão com todas as idades, principalmente com crianças. Uma música feita para o Fórum Nacional de prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil [FNPETI]. A animação facilita a compreensão com ajuda das imagens, que expõem grande parte das causas e consequências, permite a uma família inteira assimilar o motivo de o trabalho nunca ser a melhor para as crianças em uma sociedade capitalista.
TEMAS SUGESTIVOS: O que é trabalho?; O que é trabalho infantil?; Estatuto da Criança e do Adolescente; Trabalho doméstico; Evasão escolar; Racismo; Desenvolvimento infantil


2. O menino - Helião e Negra Li
A música relata o cotidiano de um menino que trabalha vendendo drops no trem, além disso, um diferencial na letra se encontra no fato de trazer críticas aos governantes .
TEMAS SUGESTIVOS:
Papel da família, da sociedade, do Estado e das políticas públicas na proteção à criança e ao adolescente.


3. Os últimos serão os primeiros - Lindomar 3L
O mineiro Lindomar nos deu um belo e forte relato musicado sobre quando trabalhava de engraxate, durante a infância. Com toda versatilidade e criatividade ele aborda de forma leve, por vezes até irreverente, um tema pesado, isso sem perder a criticidade necessária para não naturalizar a exploração.
TEMAS SUGESTIVOS: Tipos de trabalho infantil; Consequências físicas, psíquicas e sociais; Vivências de crianças trabalhadoras.


4. Falcão - Mv Bill
Esse som é um excelente relato de um moleque, com "idade de criança, responsa de adulto" do trabalho no tráfico de drogas. Material muito bom para discutir um tabu: o fato de o tráfico ser considerado uma das piores formas de trabalho do qual, ao invés de serem punidos pelo judiciário adolescentes deveriam ser protegidos.
TEMAS SUGESTIVOS: Trafico é trabalho?; Lista das Piores formas de trabalho - Lista TIP; Adultização precoce; Diferenças entre trabalho formal, informal, autônomo, lícito, ilícito, estagio, emprego.


5. Eu não pedi pra nascer - Facção Central
Uma história impactante, que logo na introdução aborda o trabalho infantil. Relatando as vivencias de violência sofridas por um garoto coagido a trabalhar os sinais de transito para sustentar o consumo de droga da mãe. Um curta-metragem também foi produzido com base na letra. É um conteúdo pesado, portanto contém o que podemos chamar de "gatilho" e é importante saber com cuidado com qual grupo de adolescentes ele será trabalhado.
TEMAS SUGESTIVOS:
Violência colonial, estrutural e intrafamiliar, Maternidade e Paternidade; Culpabilização, Dependência química; Órgãos e entidades de proteção infantil.






6. Orfão - Eduardo Taddeo
Anos depois de "Eu não pedi pra nascer", ainda como membro do Facção Central, Eduardo lançou "Órfão", um som onde, além de um salto qualitativo na compreensão  da realidade, ele apresenta um ponto de vista diferente. Dessa vez existe uma perspectiva critica e estrutural sobre a dependência química. Apenas um trecho nos reporta ao trabalho infantil, o que não impede a reflexão sobre a realidade na qual as crianças pobres são inseridas em alguma forma de trabalho.
TEMAS SUGESTIVOS: Contexto social da exploração infantil; Vulnerabilidade[s]; Política de drogas,


7. Pais sem maravilhas - A286
Uma das letras mais pesadas dessa lista, que algumas pessoas podem ter mais dificuldade em debater com adolescentes. Afinal, o tema é um tabu conveniente para a reprodução do patriarcado e das opressões. A música apresenta a vida de Alice, uma garota violentada de várias formas, mas, principalmente, sexualmente, desde muito cedo e que viu sua única opção na prostituição. Um tema extremamente relevante que deve ser discutido abertamente, sendo som um disparador que estimula longos e diversos diálogos a partir das experiências de Alice.
TEMAS SUGESTIVOS:
Causas e consequências, Maternidade, Prostituição infantil, Aborto, Violência intrafamiliar, Patriarcado, Violência de sexo/gênero, Pedofilia, Aprisionamento feminino.


8. Crianças invisíveis - Ktarse e Consciência ao Gueto
Com uma perspectiva libertária e insurgente, a letra do grupo de Suzano/SP é repleta de referencias a questão da exploração infantil. Além de ser uma música que remete a reflexões de cunho político e ideológico, o titulo faz referencia a um famoso documentário sobre trabalho infantil em diversos países.
TEMAS SUGESTIVOS: Relação entre trabalho infantil e sistema capitalista; debate sobre documentário; Genocídio da juventude negra de periferia; Recrutamento de crianças para conflitos armados.



9. O imortal - Gíria Vermelha
Talvez esse seja um dos sons que mais exigem reflexão, interessante para atividades realizadas com adolescentes e jovens, inclusive, por ter um caráter político mais evidente, permite complexificar o debate. No som, o trabalho infantil só aparece um trecho no início, quando falam sobre pedir esmola. Mais do que as causas e as consequências, a letra apresenta todo contexto de luta de classes em que ocorre o trabalho infantil, assim como a exploração dos pobres. Por fim, pelo caráter ideológico de esquerda do grupo, o som também apresenta formas de resistência.   
TEMAS SUGESTIVOS: Capitalismo, Violência, Desigualdade, Resistências.


10. Mágico de Oz - Racionais Mc's
Um clássico que não aborda diretamente o trabalho infantil, mas o traz em alguns momentos. para além desses momentos, todo contexto aponta para os meios de sobrevivência adotados pelo garoto que "ta na correria, como vive  maioria". Quando a criança esta nas ruas, questiona-se o que ela faz para poder ser alimentar, pois alguma atividade ela realiza, nem que seja pedir dinheiro.
TEMAS SUGERIDOS: "Pedir esmola" é trabalho?; Vulnerabilização; ; violência policial, consumismo, adultização precoce.


11. Crônica da Menor Idade - Neto Rossi
Neto é mc, fez parte do grupo de Rap Influencia Positiva, jornalista e educador engajado com atividades pedagógicas com a molecada das escolas publicas e das quebrada na zona oeste de São Paulo, também se inspirando em Paulo Freire. Nesse som, o mano nos apresenta uma série de dificuldades que as crianças da periferia enfrentam, dentre elas o trabalho precoce e prisão. Um som interessante para apontar como antes de qualquer crime ou ato infracional existe uma historia de violação de direitos por parte do Estado, uma das principais causas do problema.
TEMAS SUGESTIVOS: Evasão escolar; Violação de direitos.



12 - A minha parte eu faço - Cirurgia Moral
Pois é, parece que estamos ficando tiuzão e tiazona, mais uma relíquia que por anos ouvimos desde 1995 e sequer nos damos conta de que se trata de  sonhos de consumo na infância, subindo de cargo com assalto, aos 14 ou 15 o primeiro calibre, depois de um tempo dono da situação, não vende crack pra não perder cliente e no auge da vida, véi, vê se se liga, mata ele, tem que ser agora, para proteger o trono, a área, a esquina. O destaque do homicídio presente no refrão não descaracteriza a atividade,
TEMAS SUGESTIVOS: Hierarquia no trafico,



13. Durma com os anjos crianças - Produto da Rua
Apesar de o trabalho infantil aparecer apenas em um trecho logo no inicio da musica, todo restante expõe o contexto em que se da a inserção de crianças em atividades diversas. Muito interessante nesse som é o fato de apresentar o ponto de vista da criança.
TEMAS SUGESTIVOS: Pedir "esmola" é trabalho? Dar ou não dar "esmola" as crianças? Alternativas individuais, coletivas e institucionais de enfrentamento ao trabalho infantil.



14. Eu queria mudar - Pacificadores
Um molequinho que pula o muro da escola, toca campainha na casa das pessoas e sai correndo: quem nunca? Brincadeiras que não dizem nada sobre o futuro ou a índole de alguém. Quando um menino de 13 anos que passou pelo pelo sistema socioeducativo e diz que se acostumar com a tortura é sempre difícil, não esta falando mentira; quando acha que trabalho exige muito, nessa idade tem toda razão; então não surpreende que roubar se torne um vicio. A casa não tem uma plasma, nem LCD. Se fecharam as portas, roubar poder se tornar sua profissão... mesmo que se queira mudar... como relata o som.
TEMAS SUGESTIVOS: Criminalização da pobreza; "guerra as drogas"; Ausência de políticas publicas nas periferias; Desenvolvimento infantil.



15. Só monstro - Kamikaze's do Gueto 
Um som pesado que vai direto ao ponto. Não relata o processo de inserção em atividades naturalizadas e invisibilizadas, mas das crianças e adolescentes cooptados pelo crime.  Expõe as privações, os sonhos de consumo, as tretas em família, as ofertas para atos infracionais, entre outras. Um som que gera calorosas discussões, cuja polêmica surge no fato de os "meninão" serem retratados através da gíria "monstros", o que geralmente desperta as defesas e preconceitos das pessoas com senso punitivista. Eis um exemplo polêmico. 
TEMAS SUGESTIVOS: Estigmatização; Rotulação; Demonização da juventude pobre,.



16. Cisco - DMN
Cisco cresceu na rua, sua corroa largada na praça da Se. Ate quis ir pra escola, mas... já era.  Mas quando limpa o para-brisas por um ou dois reais, sonha com papai Noel. Teve seu primeiro atrito, sussurros e gemidos, com a teteia, vendedora de prazeres, menina mais velha. Para sobreviver, ele vende mais um papel. Consequências que vão de HIV ate a apreensão aos 16 anos. Por essas causas o grupo DMN diz que 157 no farol eh so o troco.
TEMAS SUGESTIVOS: Sexualidade; Divisão sexual do trabalho; IST's.



17. Marquinhos Cabeção - Mv bill
Mv Bill sempre abordou questões relacionadas ao trabalho infantil e no tráfico, não por acaso ele se repete nesta lista. Particularmente, esse é meu som predileto para abordar as causas e consequências do trabalho infantil, fazer uma crítica a sedução do consumismo e problematizar o processo que leva Marquinhos do sonho de ser jogador ao posto de bandido temido, que lhe fez trocar a coleção de bola, pela coleção de pistolas.
TEMAS SUGERIDOS: Relação entre trabalho infantil e atos infracionais; e do envolvimento com o crime, consumismo.


18. Lei da periferia - Consciência Humana
A historia de uma família da periferia que enfrenta grandes dificuldades e, nesse contexto, com as pouquíssimas alternativas postas para os dois filhos que não aceitavam ver os pais sofrerem e queriam [necessitaram] contribuir, as possibilidades de escolhas igualmente é mínima.
TEMAS SUGESTIVOS: Causas e consequências do trabalho infantil; Desigualdade; relação Trabalho, trafico e juventude; Programa Jovem Aprendiz, Educação de Jovens e Adultos, cursos técnicos, alternativas comunitárias.


19. 12 de outubro - Facção Central
Mais um clássico obrigatório para qualquer pessoa engajada no Rap brasileiro, seja da velha ou da nova escola, tem o dever moral, intelectual e político de compreender, por isso dispensa comentários, uma única frase basta para uma longa discussão: "Ou trafico uma droga, ou morro de fome...".
TEMAS SUGESTIVOS: Direitos Humanos; Xenofobia; "Escolhas?".


20. Afro X - Olha o menino
Nesse vídeo lendário, indicado para crianças e famílias, Afro X canta Rap junto com a molecadinha, que por sua vez tem uma letra extremamente consciente da realidade. Muito bom para discutir coletivamente como o Hip Hop e seus elementos podem contribuir para o enfrentamento ao trabalho infantil. Por fim, a ultima indicação fica para que, após adquirir tantas informações, todos possam refletir alternativas.
TEMAS SUGESTIVOS: Arte e Cultura Hip Hop contra o trabalho infantil.


Um dos desdobramentos recorrente da inserção precoce no trabalho é o aprisionamento, ou seja, o cumprimento de medida socioeducativa. Para se ter uma ideia, de uma media de 140 manos e manos que pude entrevistar durante 4 anos, mais de 90% trabalhou antes de ser apreendido. Por que será que o trabalho infantil não protegeu essa garotada, como diz a ideologia burguesia bastante reproduzida nas quebradas? 

Para finalizar, uma coisa que educadorxs precisam saber é que nenhuma atividade educacional tem força suficiente para combater o trabalho infantil. As aulas, filmes, musicas, notas, livros e ensinamentos dentro e fora de sala são ferramentas e estratégias que auxiliam na formação política e conscientização das pessoas. Quem tem força para tal enfrentamento é apenas o coletivo em luta. Com os processos pedagógicos e ações de conscientização o que se consegue são mais pessoas engajadas nessa luta coletiva. 

Se por uma lado a realidade não se transforma pela força da consciência, por outro, sem essa consciência da necessidade e possibilidade de mudança pelas mãos dxs oprimidxs ela também não vai se transformar. Peno menos, não na direção que almejamos...



Dicas, observações e dúvidas frequentes sobre como manejar atividades que abordam o trabalho infantil:

- Defina conceitos com perguntas simples: "o que é trabalho?", "qual a diferença entre trabalho e emprego?", ate chegar a "o que é trabalho infantil?".

- Três assuntos são básicos: as causas do trabalho infantil; as consequências do trabalho infantil e; o Estatuto da Criança e do Adolescente.

- Todas as musicas apresentadas na lista permitem debater os três assuntos básicos sobre o tema.

- Evite cair na culpabilização da família, pois ela é outra vitima do Estado, tenha em mente que o inimigo é o sistema capitalista e seus representante..

- Conheça o que o Estatuto da Criança e do Adolescente com relação trabalho infantojuvenil.

- Ser contra o trabalho infantil não é ser contra a criança que necessita trabalhar.

- Quem viola a lei não é a criança que trabalha ou a família dela, é o empregador que explora a mão de obra.

- Evitar a naturalização, romantização ou a invisibilização do trabalho infantil.

- Não basta querer e ter força de vontade para "vencer na vida", é necessário ações concretas e condições materiais.

- Jamais abordar o trabalho infantil como sendo uma questão de escolha individual ou de meritocracia.

- Os casos de exploração intrafamiliar demandam muito cuidado, atenção e olhar critico, igualmente sem julgamentos e sem cair na criminalização de pessoas pobres. Lembre-se: quem oprime pobre é a policia, quem julga é juiz,

- Sempre relembrar quais são esses objetivos para que não se perca o foco entre as diversas vozes;

- Uso de linguagem adequada ao contexto cultura local;

- Oficinas temáticas não são aulas onde alunos/as ficam sentados/as e calados/as. Em uma oficina o papel de quem faz a mediação não é ensinar, é estimular o dialogo entre participantes para construção de um novo conhecimento;

- Humildade para escutar e autonomia para falar, afinal, lutar pela periferia não significa concordar com tudo que rola nela, mas o respeito vem em primeiro lugar;

- Proteger do trabalho infantil não é criticar as crianças que trabalham, muito menos as famílias pobres, pelo contrario, é estar COM elas na luta contra a a violação de seus direitos, contra a exploração, para que um dia família alguma passe por dificuldades que as levem ao trabalho infantil para subsistência. 

- Trafico esta na lista das Piores Formas de Trabalho [Lista TIP] e representa uma exploração assim como, por exemplo,  o uso de crianças e adolescentes na prostituição, sendo que o trato para ambos os casos deveria ser o mesmo: proteção, não punição.

- Não se prende uma criança aliciada sexualmente, do mesmo modo não deveriam prender crianças no trafico. A medida deve ser protetiva, não punitiva, mas os operadores do direito interpretam a lei  a bel prazer e consideram ato infracional, ou seja, crime praticado por menor de 18 anos, afinal, são especialistas na manutenção dos interesses da classe dominante.

 

 ***

Texto escrito por:
Thiago Augusto Pereira Malaquias
Militante Hip Hop e Psicólogo - CRP.13-9871
Pesquisa sobre trabalho infantil há mais de 5 anos.
Oficineiro em unidades socioeducativas
Contato: tapm83@gmail.com

 

O Rap m Debate


Parceiros