Inquérito Relança "Dia dos pais"

Salve rapa, o grupo Inquerito acaba de fazer uma nova versão para a música "Dia dos pais" que desde que foi lançada em 2005 se tornou um hino do Rap Nacional...


“Eu trouxe o seu presente, pai, é um buquê de flores (…) E agora o que que eu faço? Eu só queria era poder te dar um abraço”. Com este refrão e a história do órfão que tenta abraçar o pai no cemitério dos Amarais, em Campinas (SP), que o grupo Inquérito despontou de Campinas (SP) para o Brasil, com a gravação da música ‘Dia dos Pais’, com a produção original de Fábio Macari em 2004 e divulgação prévia, em agosto de 2005.
No ano seguinte ao que foi gravada, a música foi a mais pedida do país no programa Espaço Rap, da Rádio 105 FM e em outubro do mesmo ano, venceu o Festival Hip-Hop TOP – SP, em que o grupo levou também o título de revelação do ano.
E 2006 seria ainda mais positivo para o grupo que recebeu quatro indicação ao prêmio Hutúz – o maior de hip-hop da América Latina na época – e levou o troféu de melhor faixa de rap brasileiro também com a canção ‘Dia dos Pais’.
Questionado sobre os motivos de gravar uma versão ao vivo e com banda da música, Renan Inquérito revela que o rap, desde que surgiu, recicla músicas antigas e o grupo também quis fazer isso. “Dessa vez, usamos uma canção própria e ao vivo, fato inédito para nós. Escolhemos este som especificamente porque marcou época, tanto para o rap como para cada um de nós”, conta.
Segundo o vocalista do grupo, por todos os locais onde o Inquérito já passou, sempre uma história diferente ligada à música. “Sempre paramos para ouvir um depoimento de alguém que perdeu o pai, cada um de uma forma diferente, sem contar que a figura do pai ausente é constante na periferia. Comigo não foi diferente”, lembra.
Por conta disso o grupo lança, neste domingo – Dia dos Pais – uma nova versão da música, que ganha uma roupagem diferente com instrumentos como teclado, baixo e violino, além da tradicional batida do rap.
Para registrar, em vídeo, a gravação da nova versão, o grupo convidou o diretor de clipes Vras77que também assina as outras produções audiovisuais do Inquérito e está gravando o DVD do grupo.
Assista ao vídeo da gravação de ‘Dia dos Pais’ (ao vivo com banda)

Mas os convites especiais não param por aí, a cantora Nicole, que fez parte do grupo por alguns anos e participa da versão original do grupo também foi convidada para  esta versão e fez parte das gravações, que aconteceram no estúdio Sincopa, em Campinas.
“Para que essa releitura ficasse perfeita, convidamos a Nicole, que foi uma integrante muito importante na história do grupo e viveu toda essa época conosco. Temos um carinho enorme por ela”, comenta.
E as participações seguem com os músicos Marcelo Morais no baixo, Jonas no violino, Pedro na guitarra, Maurício Salgado ou é no teclado e Doá  na bateria,que juntos regravaram a música. A mixagem ficou por conta de Dj Duh, do selo Groovearts.  “Ensaiamos na terça-feira e gravamos na quarta-feira. Não demorou nem duas horas, foi muito intenso, mas o resultado ficou fantástico”, pontua Renan.
A canção, que é o carro chefe do grupo vem sempre recheada de histórias, seja em shows, bastidores, redes sociais ou encontros e por conta disso, o Inquérito lançou uma promoção e hoje premia o melhor depoimento relacionado à música com um kit Inquérito, que tem CD, camiseta e o livro #PoucasPalavras.
A história escolhida pelo vocalista e fundador do grupo, Renan Inquérito foi escrita por Amanda Rocha e relata as impressões e emoções provocadas pela música. (Clique aqui para ler as histórias deixadas pelo público no RAP NACIONAL)
Contudo, as histórias fundem-se em letras, batidas, instrumentos e especialmente em sentimento. A letra de ‘Dia dos Pais’, composta por Renan Inquérito conta a história de um amigo, que também era rapper e de tanto relatar a própria história, convenceu o músico a escrever algo sobre, no entanto, antes da música ser lançada e se tornar sucesso em todo país, o personagem principal faleceu. E assim, apesar de todas as emoções provocadas pela canção, a mais evidente é a saudade, mas aí já é tema de outra música do Inquérito …

Ouça a versão ‘Dia dos Pais’ (ao vivo, com banda)



Fonte: Site Rap Nacional

Isso mesmo, até mais...

O Rap m Debate


Parceiros