06/08 Dia do Rap Nacional

Salve rapaziada, á pouco tempo tomei conhecimento de uma lei aprovada no Estado de São Paulo. Trata-se da lei nº 13.201/2008, de autoria do deputado Geraldo Vinholi aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.





Lei de Vinholi é comemorada no país

10/08/2009 por Tribuna

A comunidade do Hip Hop comemorou pela primeira vez ontem (6), o "Dia do Rap Nacional", graças a Lei nº 13.201/2008, de autoria do deputado Geraldo Vinholi aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Para Vinholi, "a disseminação de propostas, de ideais e de cadeias produtivas da cultura Hip Hop que retratem o cotidiano, que proponham a conscientização de classes e uma nova maneira de pensar a sociedade, devem ser apoiadas e fortalecidas pelas instituições que representam o povo".
De acordo com o deputado, "a intenção é que estas ideias sejam absorvidas para o bem da comunidade, como vem ocorrendo, pois são propostas que oferecem informação e novas oportunidades para os jovens e crianças, tirando-os do ócio e das ruas". Segundo Vinholi, "este é apenas um ponto a ser ressaltado, entre tantos outros benefícios gerados por esta prática".


Acredito que um movimento tão grande quanto o Rap Nacional não precise de um dia especifico par ser lembrado. Não necessitamos de uma data comemorativa para recordarmos o quão importante a cultura das ruas foi e sempre será presente em nossas vidas. Não precisamos de um indicador em nosso calendário pra lembrarmos que um dia nos alistamos no exercito das vozes sem voz e nos prontificamos a exercer um papel atuante em nossa sociedade, tendo como trilha sonora o som que vem das ruas. Para quem ama realmente o Rap Nacional basta simplesmente olhar ao seu redor e ver a mazelas e privações sociais em que vivemos e lembrar que o Rap existe para que um dia essa situação pelo menos diminua. Enfim, eu poderia expressar de inúmeras maneiras o que o Rap representa, porém, acredito que para cada irmão e irmã que faz parte desse movimento ele se caracterize de uma forma diferente. Como citei anteriormente, o Rap não precisa de um dia especifico, pois todo dia é dia de Rap. Contudo, em um pais onde dão nomes de avenidas e cidades para heróis nacionais forjados, que na verdade foram saqueadores e opressores do nosso povo. Em um pais onde  onde existem feriados que não acrescentam em nada para o progresso cultural da nossa sociedade, o carnaval como exemplo mais notório disso. Deste modo, o Rap Nacional que foi, é e será sempre um grande  maquinário revolucionário também não poderia deixar de ter o seu próprio dia. Não sei qual foi a verdadeira intenção do deputado estadual que criou esse dia, contudo não importa. Já que o dia foi criado, vamos comemora-lo.

O Rap m Debate


Parceiros