AMOSTRA GRÁTIS DO AI-5

O Rap nunca se acovardou em retratar as impetuosidades que ocorriam nas periferias de todo o Brasil. A violência depositada dia após dia nos bairros pobres sempre gerou a revolta nos discursos que clamavam por justiça. Grande parte das tragédias que acontecem na favela, vem do aparelho estatal que deveria garantir a segurança da população, mas não é bem isso que vemos.

Como sabemos a policia é a ferramenta de repressão do Estado para garantir os privilégios da classe dominante. A elite social é racista, logicamente a policia também é. Quem não se recorda da orientação feita pela PM de São Paulo para revistar indivíduos de cor parda e negra, e a execução sumária de 5 jovens negros e desarmados no RJ. Ou tantas outras histórias de pessoas negras e pobres que "desapareceram" depois de uma abordagem policial.



Um vídeo postado essa semana causou revolta nas redes sociais. Nele um grupo de policiais aborda jovens negros e periféricos e fazem uma inquirição humilhante. Para quem já foi abordado pela PM mais de uma vez, sabe que isso não é um fato isolado. 


ABORDAGEM POLICIAL
Posted by Acorda Serra on Sábado, 5 de dezembro de 2015

Quando estudamos a História da ditadura no Brasil, vemos que o AI-5 foi  revogado em 1978. Mas acho que esqueceram de avisar esse policial. Em 8 minutos de vídeo a dissolução de vários direitos básicos do cidadão. Invasão de privacidade, direito de ir e vir, direito á propriedade, tratamento desumano ou degradante, dano moral. Se fazem isso na frente de um shopping numa rua movimentada, ou então com com o dia claro e pessoas vendo. O que será que não fazem nas quebradas escuras onde só Deus é testemunha? PQP, e ainda tem acéfalo que defende a volta dos militares ao poder.

Não posso afirmar categoricamente que todos os policiais agem dessa maneira. Porém fica um apelo a esses servidores corretos. Que impeçam esse tipo de abordagem que só piora a imagem da policia. 

O Rap m Debate


Parceiros