INQUÉRITO - EU SÓ PEÇO A DEUS


O grupo Inquérito acaba de lançar mais uma obra prima do Rap nacional. A música Eu só peço a Deus do álbum Corpo e Alma. A produção ficou por conta do diretor Levi Vatavuk que também assinou o vídeo clipe Meu super herói.

Uma das grandes dificuldades em entender a História é conseguir ilustrar o acontecimento passado e contextualiza-lo com o presente. Mesmo com a descrição real do fato, muitos leitores não conseguem enxergar com clareza as situações que ocorreram em datas passadas. Isso faz com que tenhamos uma projeção falsa ou pouco verossímil do acontecido. O aprendizado da história deve estar ligado a problematização do presente, e deve servir para o questionamento do presente.



O grupo Inquérito conseguiu fazer um retrospecto da era escravocrata do nosso país e aliar isso ao tema atual relatado na letra. No filme é mostrada a condição vital de um negro escravizado e a sua luta pela sobrevivência. Os aparatos históricos que compõe o filme trazem uma visão realística dos acontecimentos. Mascaras de ferro, chibatadas, senzalas, cafezais, torturas, humilhações, e todos os requintes de crueldade que estavam ligados á escravidão. Porém, é também mostrado a resistência do homem negro em não aceitar as condições que lhe eram impostas. A luta pela liberdade e por que não a vingança contra o seu algoz.



"É o Brasil da mistura, miscigenação
Quem não tem sangue de preto na veia deve ter na mão"

Infelizmente na mesma semana de lançamento do clipe, tivemos a noticia de que 5 jovens negros foram assassinados por policiais no Rio de Janeiro. Os garotos que estavam indo comemorar o 1° salário de um deles estavam com a documentação do carro em dia, desarmados e não tiveram chance de salvar as próprias vidas. 

- Mas o que a noticia tem a ver com o clipe?

Como diria Marx "A história se repete...". O oficio de Capitão do mato não foi abolido no dia 13 de maio juntamente com a escravidão. Ele só foi repaginado para atender aos interesses do também reencarnado Senhor do engenho. O desejo de escravizar, caçar, torturar e matar continua o mesmo.

O Rap m Debate


Parceiros