GEORGE ORWELL - 1984

No ultimo podcast O Rap Em Debate umas das indicações do rapper Cezar Sotaque foi o livro 1984 do autor George Orwell. A conversa fez com que eu retomasse a lembrança do livro. E com isso indicasse ele aqui no blog.

1984 é o tipo de leitura que você não consegue fazê-la de maneira pausada ou deixar na metade. A narrativa, os personagens, a atmosfera quase pós-apocalíptica dessa obra a fez um best-seller lido e comentado em todo o mundo. Publicado em 1949 nos primeiros anos da Guerra Fria, o romance se ambienta no ano do titulo é se concentra em relatar a vida do personagem Winston na sua vida regrada pelas imposições do Partido que governa o seu país naquele momento. O livro é uma crítica a todo e qualquer tipo de governo autoritário e tirano sendo ele de esquerda ou direita. Para quem não conhece a origem do termo Big Brother o livro traz a verdadeira face da vigilância por 24 horas do dia, e com punição, caso o individuo não se enquadrasse nos padrões impostos. 


Descrição da obra: Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.'

Em tempos de opressão contra ideias divergentes, "Escola sem partido", retaliações à movimentos sociais, de extermínio da juventude pobre e negra, é sempre bom ter em mente que por mais utópico que possa parecer, nenhuma liberdade , nenhum direito social é totalmente garantido. A tirania, a opressão, os desmandos da elite nunca ficaram em baixa, apenas silenciam-se enquanto seus privilégios estão sendo mantidos.

O Rap m Debate


Parceiros